Review — Red Data Girl
Sinopse
Red Data Girl se trata de uma história baseada em volta do Red Data Book (RDB), um livro que determina as espécies de animais com risco de extinção e os com maior risco dessa ocorrência são impressos em páginas vermelhas, logo, Red Data Girl se trata de garotas com poderes misteriosos em risco de extinção.
Nossa protagonista é Suzuhara Izumiyo, herdeira do clã Suzuhara que mantém conexões com o mundo espiritual em forma de receptáculos de divindades, habilidade rara dentre humanos. A obra conta suas desenvolturas sobre como lidar com seu destino em ser uma pessoa especial ao lado de Sagara Miyuki, descendente do clã de monges exorcistas que servem a família Suzuhara. Ambos têm um mesmo objetivo: viver uma vida comum com a escolha de criar seus próprios caminhos ao invés de seguir o que lhes é imposto, porém de que forma isso é possível?
Review
Pois bem, Red Data Girl é um anime exótico porque ele não tem um objetivo claro, acaba se atropelando sobre seus arcos, porém não é um perdido da vida (olá Suzumiya Haruhi). Com um ritmo de oratória manso, você fica com muito tempo para apreciar os cenários maravilhosos que a P.A WORKS produz, mas isso sai pela culatra pelo vazio que ele deixa ao ser finalizado. Deixe-me ser mais específico.
Não fique com essa cara, Izumiyo. Não é sua culpa… dessa vez. |
Primeiramente, os personagens não são fracos mas sofrem de um descaso inimaginável. Começando pela personagem principal, Suzuhara Izumiyo: descendente de um clã de oráculos e atual abrigo carnal de uma Deusa viva em sua família por duas gerações, por causa de seu poder espiritual alto, consegue enxergar que tipo de entidade se trata ao visualizá-las, interage misticamente com qualquer produto eletrônico como celulares, muitas vezes danificando-os acidentalmente e como é tratada com todo cuidado pelos empregados da família, cresce como uma garota tímida e se torna reclusa ao não conseguir decidir nada sobre sua vida.
Eles estão mais próximos do que você imagina! |
Certo, a partir desse ponto começa o anime em si; o momento que Izumiyo decide mudar com um simples corte de cabelo é o instante que inicia sua romaria à liberdade, mas a cada medida preventiva sobre sua jornada ela cai em um pessimismo constante. Tudo bem até aí, mas esse aspecto é utilizado em toda parte que isso acontece, criando “loops de personalidade” como citei em minha Resenha de Black Bullet sobre ‘Satsumi Rentaro’ e como usam em qualquer situação que envolva a ‘Sadako’de “Kimi ni Todoke”.
Aqui começam as minhas escolhas, a minha vida! |
Pulando para o segundo protagonista dessa obra, Sagara Miyuki, filho do exorcista-modelo-médico-piloto-professor-guardacostas-tutor Sagara Yukimasa que é obrigado pelo pai – servo da família Suzuhara, diga-se de passagem – a ser uma espécie de “Trainee de Monge” ao mesmo tempo em que protege Izumiyo de males que podem ocorrer em seu dia-a-dia, começando a partir desse momento a conviver com ela. Sua personalidade é interessante, ele é extremamente agressivo porém sincero; direto porém respeitoso; arrogante porém justo.