Impressões semanais: BokuMachi #01 e #02
Comecei meu impressões semanais em 2013 com um slice of life, depois fiz ação, depois ecchi, depois ação/aventura, comédia/ecchi, drama, ação/aventura de novo, e agora tentemos suspense. Não podem reclamar que eu não vejo de quase tudo.
Se BokuMachi fosse feito no ritmo normal da maioria dos animes desse gênero, o que se passou nesse episódio seria o episódio 4 ou 5, e muita gente estaria reclamando de estar acontecendo pouco por episódio (eu incluso). Esse ritmo, inclusive, foi o que me animou a pegar ele para comentar. Meu medo era exatamente ficarmos no “não está ruim, mas quase nada acontece por episódio”.
Muito legal essa cena feita com “sutileza”. Ela quer ter peso, não te impressionar ou chocar. Ao deixar os abusos da mãe mudos e com uma cortina você tem ideia do que aconteceu e se sente mal, mas a cena não fica tão pesada, comparado a se mostrassem os abusos de perto.
Tem várias cenas em nível cinematográfico nesse episódio, com um belo uso de fotografia.
SAO não é bem animado por causa de verba (não que isso não ajude), mas sim porque o diretor conhece um bando de bons animadores e se importa com esse aspecto. Essa foi uma cena bem animada de graça. Normalmente economizam nesse tipo de cena, mas esse diretor tem contatos com um bando de animadores de ponta, então porque não animar os movimentos do personagem fazendo hamburger?
Cena mais bem animada do episódio.
A scene transition cool enough to make me pause an episode and think that was great. pic.twitter.com/TAeBPAmnLj— kViN (@Yuyucow) January 14, 2016
Perguntam muito sobre o que classifica aspectos de uma direção criativa. Bom, elementos incomuns, uso de ângulos, transições, escolhas de storyboard em geral. Essa acima é uma delas, a transição dos colegas dele o empurrando, e o pé tocando na neve já mostrando ele se encontrando com a garota, mostra um dos aspectos que chamamos de “direção criativa”. São elementos simples, mas que dão um charme a mais.
Curiosidade 1: Episódio que vem vai ser dirigido , com storyboard e direção de animação do diretor de ação de Sword Art Online. Se preparem para outro episódio muito bem animado. Só não garanto tanta consistência, esse cara normalmente sacrifica ela por fluidez.
Curiosidade 3: A Ending “estilosa”, que provavelmente está cheia de spoilers disfarçados, foi feita pelo diretor de Shin Sekai Yori. Quem viu o anime vai notar o estilo dele. A música é linda alias, e embora um tanto quanto estilosa demais para o meu gosto, é uma senhora ending em termos de direção e animação.