Impressões semanais: BokuMachi #11
Boku Dake ga Inai Machi episódio #11
De qualquer forma, analisando de forma isolada, foi um bom episódio. Bem surpreendente, apesar de um bando de lacunas.
O protagonista sobreviveu, mas ficou em coma. No mangá explica que uma mulher estava passando viu o carro e conseguiu tirar ele de lá, mas ele já estava congelado. Conseguiram reviver ele, mas o cérebro foi tão afetado pelo congelamento que ele ficou em coma e demorou anos para se recuperar.
No anime nada disso é explicado, ele ficou em coma e pronto, além de não sabermos como ele saiu de lá, apenas sabemos que saiu. O resto todo você é obrigado a deduzir, e não gosto de deduções nesse aspecto porque não tem propósito. Não são feitas para instigar a inteligencia do telespectador, são só falta de informação mesmo. O roteirista ficando sem tempo e tentando cortar tudo que pode.
A confusão por ele não lembrar de seus poderes e que tem a memória de um adulto no corpo, deixa a trajetória dele ainda mais confusa. Mas isso não necessariamente adiciona algo a mais ao telespectador, que entende perfeitamente o porque da confusão dele. É um mistério que só funciona para o personagem, não para quem está vendo. Imaginem agora se o anime começa-se com esse episódio. Seria bem mais interessante….
O uso simbólico das memórias dele congeladas e nubladas foi legal. Mas não deu para entender direito quando ele as recuperou. Deu a impressão de que foi quando o professor começou a bater com o dedo na cadeira de rodas dele, como fez quando ele estavam no carro. Mas seria meio idiota ele revelar que recuperou as memórias se for mesmo esse o caso. O próprio final do episódio, tentando criar suspense, já mostra um fio com a trajetória dele caindo do terraço. Provavelmente o plano do professor.
Como episódio isolado foi bom, nada fantástico, mas bom pelas surpresas. O storyboard e direção mais ou menos, algumas cenas soam meio abruptas aqui e ali, não criam muito clima.
Agora, como adaptação eles cortaram todo background do professor que seria quase 1 episódio inteiro. Deixaram só uma história de 1 minuto com ratos, que não explica como ele criou o hábito de cometer crimes e armar para outras pessoas levarem a culpa. A importância da Airi para o protagonista, que soa muito forte no mangá, também se perdeu ao cortarem a participação dela no anime.
Talvez consertem a coisa toda no final, já que apartir desse episódio temos mais um “final parecido” do que uma adaptação dos capítulos do mangá, que provavelmente nem existiam na época que o roteiro do anime foi escrito. Aguardemos o final.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
Acho que todos podemos ver ele pensando “minha waifu……não ;_;”. Eu torço pra Airi, então tudo bem. Mas acho que ele não vai terminar com ninguém, para frustração da maioria.
A mãe do ano. Já era antes, mas agora isso foi reforçado em um nivel absurdo.
Relacionado:
Comentários dos episódios anteriores de BokuMachi