Impressões: Mayoiga (The Lost Village) ep 1 a 4 – O famoso anime “montanha russa”
Mayoiga é uma aventura semanal da qual você não sabe o que esperar (fora diálogos malucos). Uma semana o episódio suprime a boca dos personagens e foca em suspense e mistério, e você acha que foi um bom episódio (ou pelo menos razoável), efetivo em sua proposta de te deixar apreensivo com os próximos eventos.
Na semana seguinte os personagens resolvem falar e agir muito, o que gera tantas situações vergonha alheia que você começa a se perguntar qual a idade de quem está escrevendo o roteiro. Tudo bem que tem muita gente louca ali, mas mesmo assim estão pegando pesado.
Eu resumi no twitter dessa forma:
Episódio 1 – Hum……
Episódio 2 – Melhorou!
Episódio 3 – WTF! Para de cheirar Okada!
Episódio 4 – Melhorou….de novo!
Inegável que parte da culpa é do diretor, que parece não gostar de lhe dar com essa abordagem de mistério de forma sutil, mas sim exagerada/esquizofrênica, como foi Another, sua outra obra de terror/mistério que acabou de forma meio…….todo mundo enlouquece, até os coadjuvantes da cozinha….. Mas, ainda assim, quem escreve e supervisiona os diálogos de um roteiro é o roteirista principal. Nesse caso, Mari Okada. Então quando você se pergunta o que diabos está acontecendo no meio das conversas de anime, a culpa também é dela.
Teve gente que dropou no fatídico episódio 3, aonde o roteiro caiu tanto de nível que alguns não aguentaram. Outros, como eu, ainda estão vendo, porque pelo menos, o maior dos propósitos de Mayoiga está sendo cumprido: “te deixar curioso com o que acontece a seguir”. Que diabos de lugar é esse?! O que tinha na caverna? Por que o velho está vendo a filha morta? Tem mesmo um urso por ai ou é outra coisa? Por que a vila parece que foi abandonada recentemente? Quem mandou o email? Qual é a da protagonista feminina que parece saber de alguma coisa mais não fala?
Tem muitas perguntas a serem respondidas em Mayoiga, e elas se acumulam a cada episódio. Isso a série está fazendo certo. Por que se um mistério falha em conseguir deixar o telespectador curioso, ai já era mesmo.
Com os mistérios podemos tentar várias teorias. Alguns acham que essa obra foi inspirada em LOST, alguns dizem que estão todos mortos e isso é o purgatório. Outros acham que não tem nada sobrenatural, mas sim um complô dos habitantes da vila para algum ritual. Seja o que for, tem muita gente ansiosa por respostas, e esperamos que sejam coerentes.
Mas tirando o mérito dos mistérios, Mayoiga tem sido uma montanha russa. Um episódio enfadonho e fraco (geralmente quando os personagens falam muito), como o 3, e outros bons, aonde jogam mistérios e conseguem manter um forte sentimento de suspense, como o episódio 4 e 2.
Essa instabilidade inclusive está gerando uma situação cômica, que mantem Mayoiga entre os 7 animes mais populares da temporada, mas sendo o único com média abaixo de 7 no MyAnimeList. As pessoas estão curiosas para ver aonde vai dar, mas ao mesmo tempo insatisfeitas com o que estão vendo até aqui.
Claro que uma coisa não melhora, não importa quantos episódios passem. O protagonista é irrelevante ao enredo e sem personalidade até o momento. O cara das olheiras tem sido o mais ativo e identificável de todo o elenco até agora. O garoto que devia ser o protagonista e aparece mais na OP é só um peso morto cuja única característica marcante é se sentir atraído por quase toda mulher que encontra.
Continuaremos com esse vai e vem até o final na série ou ela vai engrenar apartir de agora? Não sabemos, essa é a graça e a desgraça de acompanhar algo semanalmente. Cada semana é uma surpresa, principalmente no caso de Mayoiga, que é bem instável.
Extras