Sangatsu no Lion #03 – Impressões Semanais
O que nós buscamos em relações? Poderia-se dizer um simples lazer, prazer, experimentar sensações novas. São escolhas viáveis e plausíveis de acordo com o contexto individual de cada um, mas creio ser possível dizer que todos planejamos preencher alguma lacuna em nós mesmos, para evitar, assim, uma vida condenada a solidão e seu lento abraço claustrofóbico e opressivo.
Na semana passada, disse como os jogos de Shogi com conhecidos do passado que estejam dispostos a tudo para vencer, com admirável tenacidade e esforço, podem ser um gatilho para nosso protagonista evoluir e sair do torpor espiritual em que vive.
Não creio estar equivocado, apenas limitado, unilateral em minha previsão. O fato é que o objetivo de derrotar um algoz desde tenra infância acaba por ser um catalisador para o vencido mostrar seu valor e amadurecimento – muito mais que uma simples vingança. Parcos segundos de glória para eclipsar uma existência mazelenta e insuficiente.
A primeira parte do episódio construiu de forma singela – a marca da obra até aqui – toda essa relação empírica entre ambos, que de certa forma são, sim, amigos – ainda que longe da definição que temos da palavra. Os flashbacks da infância e os pillow shots (quadros de objetos em aparente desconexão da cena real) de balões denotam esse sentimento longevo de mútuo reconhecimento.
A segunda parte, que inicialmente soa distante em reflexão do que vimos na partida de Shogi, está intimamente ligada com o primeiro parágrafo. O jantar com as irmãs e o ancião, em um ambiente pouco usual àquelas pessoas, escurecido pelo festival Obon (em homenagem aos antepassados) escondem uma melancolia e ominosidade que parecem intangíveis na superfície dos rostos, e até por isso, a irmã do meio se afasta para verter as emoções que sente, acompanha de um quase-vazio Kiriyama, em estágio de luto avançado que muito se assemelha com uma longa negação.
Aqui, com poucos diálogos, muitas lágrimas e um lindo cenário, constrói-se uma relação que deve crescer quando ambos, jovens e feridos, buscarão completar um ao outro.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E qual sua nota, leitor(a)?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
#Extras
Sangatsu é recheado de belos cenários, ricos em detalhes e com coloração e fotografias de um esmero impressionante.