Yuri!! on Ice #08 – Impressões Semanais
Yuri on Ice é o terceiro anime com temática esportiva que chama a minha atenção. Sanando a dúvida dos mais curiosos, os outros dois são Hajime no Ippo e Haikyuu. E apesar do fanservice descarado para fisgar o público feminino (fujoshis), a obra continua bem fundamentado no esporte.
Então acho besteira algumas pessoas droparem o anime apenas por isto. Eu não gosto de fanservice e mesmo assim o tolero bem, independente da obra que vejo.
E em comparação com Keijo, a obra não é tão nonsense (outra coisa que não gosto muito, mas tolero bem). Mas Keijo não é Echi? Sim, mas o Echi não deixa de ser um fanservice – elemento supérfluo de conotação erótica inserido na obra para atrair o público masculino.
Mas esquecendo um pouco os fletes do Yuri com o Victor e nos focando no que interessa. O roteiro da obra esta consistente e gostei do fato da direção não apelar tanto para o obvio, por exemplo, neste episódio pensei que o Yurio iria se sobressair. Contudo aconteceu o contrário, ele acabou em terceiro (E Yuri em segundo pela nota do JJ).
O que achei realista, simplesmente porque esta é a primeira estreia do personagem em uma competição sênior. Então é lógico que uma vitória magistral não seria tão fácil já que teria outros patinadores tão habilidosos quanto ele e que possuem um fator de vantagem: Experiencia.
Um detalhe bobo, mas que algumas obras esquecem. Por isto gostei bastante desse episodio, que demonstra que talento nem sempre é tudo. Ele precisa de lapidação para florescer.
Uma pessoa talentosa não consegue nada sem esforço e experiencia que é uma coisa que você só adquire com o tempo. Contudo o que eu mais aprecio tanto nele quanto no Yuri, é o fato deles terem ciência do que eles precisam adquirir para se aperfeiçoarem profissionalmente .
Outra coisa que gostei é de ver o Yurio um pouco nervoso antes de patinar. Afinal ele é confiante, mas é um ser humano suscetível a influencias externas como qualquer outro e que pode cometer erros como cair ao fazer um triple axel por instabilidade emocional.
Além disso foi interessante ver que ele não é o personagem com maior excesso de confiança do show, mas o JJ. Que a proposito o irrita mais que o Yuri e o Victor, simplesmente porque se você perceber os dois são farinha do mesmo saco e polos iguais não se atraem.
Falando no JJ, gostei do fato dele prezar mais pela interpretação da música do que os saltos na segunda parte do programa. Se você reparar é isto que o Victor estava tentando dizer para o Yuri no começo da temporada.
O ponto forte do Yuri é que ele consegue casar bem a corografia com a música. Então se ele parasse de se importar tanto com os saltos e se focasse no ponto forte dele, provavelmente seria um patinador melhor.
E não estou dizendo que acho ruim o Yuri querer aperfeiçoar os saltos, só estou acentuando que ele dá uma importância muito excessiva aos saltos na coreografia quando é o conjunto inteiro que importa (A nota do JJ é a prova disso).
E apesar desse episódio ser um pouquinho mais focado no Yurio, o que eu achei bom já que o personagem estava praticamente esquecido no meio do enredo. O desenvolvimento do Yuri com o Victor continua a ser trabalhado. E dessa vez gostei de perceber que o Yuri estava mais calmo e confiante, diferente do episódio anterior que ele deu um ataque de nervos no meio da competição.
Com o acontecido, eles também ressaltaram mais a relação dos dois personagens, que se tornam cada vez mais próximos. A importância que o Yuri dá ao Victor não é novidade, mas ficou mais claro que ele conseguiu criar um vinculo de amizade mais forte que o criado com o técnico anterior (apesar dele ter uma boa relação com o Celestino).
Inclusive eu fiquei surpresa dele querer que o Victor voltasse ao Japão só para o técnico não ficar se sentindo tão mal quanto ele quando perdeu seu animal de estimação.
Só acho conveniente demais isto acontecer apenas quando eles estão na Rússia. Eu até que gostei do que aconteceu. Simplesmente porque o Yuri vai ser trabalhado novamente junto com o Yurio, mas não deixa de ser algo forçado. No entanto estou bem curiosa para ver como vai ser o desempenho do Yuri com o ex-técnico do Victor.
Esse episódio de Yuri on Ice me agradou consideravelmente, principalmente porque dessa vez eles focaram no Yurio que estava bem apagado. Além disso, apresentaram bem os outros competidores. E mesmo que os demais patinadores tiveram pouco foco, o público conseguiu pescar o básico da personalidade de cada um.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E você, que nota daria ao episódio?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
Extras