Exército japonês usa protagonista de Mahouka para recrutar jovens
Não bastava ser a 7ª maior potencia militar do mundo, o Japão agora está atrás de conterrâneos, que assim como nós, são meros apreciadores de animes e mangás. Diferente daqui, as Forças de Autodefesa do Japão (FAJ), que são as forças armadas de lá, possuem um sistema de alistamento totalmente voluntário. Logo, o “marketing” do exército deve ser algo levado bem a sério, assim como em outros países que possuem o mesmo sistema , afinal , recrutar pessoas mais jovens é um desafio em todos eles.
Para reverter este problema a FAG está recorrendo aos animes para atrair os mais jovens, como no exemplo acima. Este anúncio traz Tatsuya Shiba, o protagonista de Mahouka Koukou no Rettousei e em seu texto escrito: “Proteja o presente e o futuro” à esquerda, e em ênfase à direita “Estamos recrutando”. Este uso de animes para propagandas militares foi criticado, através de redes sociais , sendo tachado como inapropriado, apesar de alguns concordarem que animes como GATE, que possui em seu enredo ações da FAG, pudessem servir a este propósito.
Esta não foi a primeira vez que usaram algo do gênero neste ramo publicitário, a prefeitura de Ibaraki e a província de Okayama já utilizaram de personagens femininos do mundo 2D nesses anúncios, o que proporcionou , milagrosamente, um aumento de 20% na taxa de recrutamento desses lugares.
E no Brasil…as “Waifus” seriam a solução para o medo que os jovens tem do alistamento?