Top 10 Melhores Animes de 2017 – Temporada de Verão (Julho)

Fechando a temporada de Verão/Julho 2017, vamos aos 10 Melhores Animes, na minha opinião. Graças aos animes de 2 cour da temporada de Abril essa até que consegui montar uma lista com 10 animes que realmente gostei, alguns mais, outros menos, mas não precisei pegar nada só para encher 10 posições, até coloquei vários extras, inclusive.

 

Lista escrita:

10 – Knight’s & Magic

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Romance, Mecha
Diretor: Yuusuke Yamamoto (Aquarion Evol)
Estúdio: 8bits (Infinite Stratos, Grisaia)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 
A história acompanha um otaku viciado em mechas reencarnado em um mundo de fantasia (sim, ele tem uma aparência afeminada, faz parte das piadas da obra ao que parece). Lá ele rapidamente se destaca na escola de magia e dentre os cavaleiros, que usam robôs parecidos com mechas movidos a magia.

Comentários:

Nota: 7/10

Embora muitos se prendam a twists e o protagonista inteligente, um dos pontos que mais me divertia em Code Geass era a corrida armamentista em cima de robôs. A todo momento eles os aperfeiçoando, criando novos, novas armas, equipamentos, etc.

Knights and Magic, que eu não dava muito no começo, acaba se focando quase que 100% nisso a partir do episódio 4. E como ele adapta bem rápido o material original, a todo momento tem uma novidade, seja robôs com tecnologia nova, armas, dentre outros equipamentos. Não é uma história fantástica, mas para quem curte evolução tecnológica armamentista e quer ver uma computação gráfica bem mistura a 2D, ele diverte. Tem bastante combate também, e são bem feitos no geral.

71ca069099aac1558b2a3367b801d0e891c438ab9 – Boku no Hero Academia 2

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Super Poderes
Diretor: Kenji Nagasaki
Estúdio: Bones (Noragami, Bungou Stray Dogs)
Episódios: 26 (boato ainda a ser confirmado)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação da obra focada em uma academia de super heróis.

Comentários:

Nota: 7/10

“Esperava mais”, é como definiria essa temporada. O momento mais marcante foi o episódio 10, com um combate emocional e super bem animado. Mas depois disso o anime esfria, e termina sem sequer um clímax de impacto. Não me importo com arcos de treino, Haikyuu mesmo, que eu adoro, tem eles, mas quando chega no final da temporada, tem que entregar algo que me impressione, faça parecer que valeu a pena ter visto tudo até ali. Essa season 2 não fez isso. Vale pelo desenvolvimento dos personagens, mas faltou mais momentos memoráveis. A primeira temporada termina de forma mais impactante, por exemplo.

8 – Sakura Quest

Fonte: Original
Gênero: Comédia, Drama, Slice of life.
Diretor:  Soichi Masui (Chaika)
Estúdio: PA Works (Angel Beats, Shirobako)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Sakura Quest vai acompanhar um time de 5 garotas trabalhando como embaixadoras do turismo em uma cidade de interior. O anime vai mostrar um ano da vida delas trabalhando para tentar reviver o turismo em sua cidade.

Comentários:

Nota: 7.5/10

Gosto de slices of life que propõem desafios na vida dos personagens, e embora mais fraco que Shirobako e Iroha, esse aqui acabou como um ótimo anime desse gênero. Bons personagens, bom desenvolvimento e um final fechado e bonito.

7 – Kakegurui

Fonte: Mangá
Gênero: Psicológico, Suspense
Diretor: Keiichi Satou (Garo)
Estúdio: MAPPA (Garo)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história se foca em uma escola especial de elite que permite aos estudantes fazerem apostas entre si, com qualquer coisa em jogo. Para quem ganha a escola é o paraíso, mas para aqueles em debito pode se tornar um inferno de tortura psicológica e física. Um garoto acaba de perder uma grande aposta, quando uma misteriosa estudante se transfere para a escola, o ajuda, e começa a realizar feitos inesperados.

Comentários:

Nota: 7.5/10

Um anime bem divertido, é como definiria. Não tem desenvolvimento ou qualquer aspecto mais profundo, é puro suspense psicológico exagerado, com o intuito de divertir e causar surpresa. Graças a protagonista carismática e direção competente, a obra se sai bem, só resvalando em seu episódio final, que não consegue entregar um final tão bom quanto se esperava.

6 – Re:Creators

Fonte: Original
Gênero: Ação, Fantasia, Magia
Diretor: Ei Aoki (Fate/Zero, Aldnoah Zero)
Estúdio: Troyca (Aldnoah Zero)
Episódios: 22
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Humanos criaram muitas histórias. Felicidade, tristeza, raiva, histórias mexem com nossas emoções, e nos fascinam. Mas e se os personagens dessas histórias tivessem “intenções próprias”? Para eles, seriamos nós deuses por criar suas histórias e existência? Nosso mundo está mudado. Receba a punição na dimensão dos deuses. Em Re:Creators, todos se tornam um “criador”.

Comentários:

Nota: 7.5/10

Proposta interessante, e bem desenvolvida até certo ponto. O exagero em criar tutoriais verbais e falas demais sem saberem intercalar com dinamismo no enredo, acabou tornando várias partes meio enfadonhas. Ainda assim, tem bons clímax na obra, e é bem animada no geral, entregando um clímax final longo e com fechamento inesperado (talvez anti-climático para alguns).

Uma boa história, só fica a impressão de que poderia ter sido melhor se tivesse conseguido balancear seus bons diálogos com sequências empolgantes, como fez nos episódios finais. A trilhas sonora era lindíssima, vale dizer.

 

da7bd1a79fb82d5b98402bfd712ed70caee1e2925 – Shingeki no Bahamut 2: Virgin Soul

Fonte: Jogo de Cartas
Gênero: Ação, Fantasia, Magia, Comédia
Diretor: Keiichi Satou (Tiger & Bunny)
Estúdio: MAPPA (Yuri on Ice)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação do anime original baseado em um jogo de cartas. Dessa vez com uma nova protagonista feminina.

Comentários:

Nota: 7.5/10

Com uma história mais elaborada que a primeira temporada, Shingeki consegue entregar uma boa aventura, com alguns twists aqui e ali, e que entrega um final de impacto e fechado, que causa tristeza, felicidade, emociona e gera tensão. Gostei bem mais que da primeira temporada.

 

4 – Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e

Fonte: Light Novel
Gênero: Suspense, Escolar, Romance
Diretor: Seiji Kishi (Tsuki ga Kirei, AssClass, Angel Beats) e Hiroyuki Hashimoto (Is the Order a Rabbit?, Mahou Shoujo Ikusei Keikaku)
Estúdio: Lerche (Kuzu no Honkai )
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 

Nota: 7.5/10

A história se passa em uma escola de elite onde todos os alunos conseguem entrar na universidade e têm emprego garantido. Eles têm total liberdade para se vestirem ou alterarem a aparência, e ganham créditos, que servem de dinheiro, de acordo com o seu desempenho no colégio.

Infelizmente, os estudantes da classe D do colégio não têm uma vida tão boa, existindo apenas para serem ridicularizados pelos estudantes das classes superiores. O protagonista, devido a um certo motivo, foi descuidado no exame de entrada e acabou indo parar na turma D. Lá ele conhece 2 estudantes de comportamento curioso, que acabam mudando sua situação no colégio.

Comentários:

Um anime com uma proposta muito interessante, um suspense colegial, que não apela para gore, sobrenatural, magia, etc. É tudo comum, mas com elementos que tornam a narrativa interessante. Tivesse conseguido manter o ritmo dos ótimos primeiros episódios, estaria no top 1. Mas resvalou bonito da metade para frente, só se recuperando nos 2 episódios finais. Mas o encerramento me pegou tão de surpresa que acabou até ganhando um “.5” a mais. Para quem quer um anime colegial diferente, vale dar uma olhada, só não espere nada fantástico.

 

3 – Made in Abyss

Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Sci-fi, Fantasia
Diretor: Masayuki Kojima (Black Bullet, Monster)
Estúdio: Kinema Citrus (Black Bullet)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Impressões do ep 1: Clique aqui

Sinopse: 
A história acompanha uma garota que mora na beira de um sistema de túneis chamado “Abyss”. O sonho dela é se tornar uma aventureira como sua mãe e explorar o local, cheio de relíquias misteriosas desconhecidas por humanos. Um dia ela começa a explorar o local e acha um garoto robô.

Comentários:

Nota: 8/10

Um anime de proposta diferente, que é bem mais lerdo em sua narrativa do que eu gostaria, mas ao menos tem uma produção bonita e bem dirigida. Algumas surpresas quanto a parecer um anime leve também acabam te marcando na obra, uma pena terem decidido por uma aproximação tão lenta.

Tivessem acelerado um pouco e adaptado até o final do arco da 5ª camada, teria um final épico a nível de ação, twists e parte emocional. Já o do anime, na 4ª camada, acaba apenas no emocional mesmo. Um bom anime, mas que me deixou com um sentimento leve de descontentamento com alguns fatores no final.

2 – Tsuredure Children

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance
Diretor: Kaneko Hiraku (Valkyrie Drive, Seikon no Qwaser)
Estúdio: Studio Gokumi (Yuki Yuuna)
Episódios: 12 (15 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 
História de vários casais diferentes interagindo, enquanto a narrativa fica trocando de foco entre cada um deles constantemente.

Comentários:

Nota: 8/10
Um anime raro, que consegue te deixar para cima (feliz), misturando comédia, romance, e alguns momentos mais emocionais aqui e ali.

1- Gamers

Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Manamu Okamoto
Estúdio: Pine Jam (Getsuyoubi no Tawawa)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Aonde ver: Clique aqui

Impressões do ep 1: Clique aqui

Sinopse: 
A história acompanha um garoto gamer e várias garotas também gamers que acabam se apaixonando por ele.

Comentários:

Nota: 9/10

Esse aqui me surpreendeu um bocado, melhorando a cada episódio, e não sendo o que parecia. Me fez rir horrores, e adorei os acréscimos e invenções da direção para tentar tornar a obra mais divertida. Ansioso pelo próximo anime desse cara. Esse estúdio só sacrifica muita consistência por fluidez, mas acho valido isso, principalmente em comédia, aonde o movimento pode tornar a cena bem mais engraçada do que um quadro bem abacado.

Para quem quer uma comédia envolvendo viciados em jogos, e que transforma o clichê das interpretações erradas em comédia, vale muito a pena. Só tenha em mente que o final é o episódio 11 (bem fechado até, dentro do que dava para fazer), o 12 é mais uma OVA extra de fanservice e comédia.

 

EXTRA

Isekai Shokudou

Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Fantasia
Diretor: Masato Jimpo (Fate Illya)
Estúdio: Silver Link (Gabriel Dropout, Gekkan Shoujo)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 
A história acompanha os funcionários de um restaurante especial com mais de 50 anos, que aos sábados atende apenas um mundo alternativo, com um menu exótico.

Comentários:

Nota: 7/10

Não é ruim para quem curte slice of life, mas o sistema episódico sem um plot relevante prejudica criar grande empatia com o elenco, ou interesse na história. É personagem novo quase todo episódio. Os melhores episódios para mim acabaram sendo os poucos que focavam no elenco de empregados do restaurante.

 

Aho Girl

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Ecchi
Diretor: Shingo Tamaki
Estúdio: Diomedea (Fuuka)
Episódios: 12 (15 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 
História de um estudante exemplar com uma amiga de infância burra que pentelha ele o dia inteiro. Com o tempo a presidente do concelho estudantil e uma outra garota também acabam tomando interesse por ele e sua vida fica ainda mais bagunçada.

Comentários:

Nota: 7/10
O modelo de comédia toda baseada em uma garota inacreditavelmente imbecil fazendo bobagens não funcionou 100% comigo. Mas teve algumas sequências que eu achei genuinamente divertidas, então resolvi deixar aqui no extras, já que pode ser divertido para quem bater com o senso de humor da obra.

Princess Principal

Fonte: Original
Gênero: Ação, Suspense, Histórico
Diretor: Masaki Tashibana (Barakamon, Tokyo Magnitude 8.0)
Estúdio: 3Hz (Infinite Stratos, Grisaia)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha um grupo de espiãs em um período histórico.

Comentários:

Nota: 7/10

Teve episódios muito bons, e poderia entrar no top 10, se não tivesse um final muito do safado, que entrega um clímax sem graça, muito inferior a vários dos episódios anteriores, e deixar o plot em aberto. Pela decepção deixei ele apenas como citação no extras.

Katsugeki: Touken Ranbu

Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Histórico
Diretor: Toshiyuki Shirai
Estúdio: Ufotable (Fate/Zero, Zestiria)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Aonde ver: Clique aqui

Sinopse: 
Outra adaptação do jogo aonde espadas viram homens que combatem forças do mal que querem mudar o passado. Essa versão parece que vai ser mais dark que as anteriores.

Comentários:

Nota: 7/10
Não consegui me envolver com o elenco e seus dramas, mas é um anime de ação bonito e bem dirigido, então vale citar.

*****************

E vocês, quais os animes acharam os melhores da temporada?

Relacionado: