Harukana Receive #09 – Impressões Semanais
Mantendo o ritmo de desenvolvimento, Harukana Receive trás um bom episódio, mostrando a evolução da Kanata e Haruka durante o período de treino, e organizando os eventos do torneio para criar o grande confronto contra as gêmeas.
Encerando o skip no tempo iniciado na semana passado, o nono episódio começa mostrando os resultados dos treinamentos feito pela Haruka durante o ano que se passou.
Não tem muito o que se falar sobre essa parte, já que o objetivo ali é mostrar para os espectadores que elas tiveram uma evolução que pode soar condizente com os futuros jogos apresentados, tanto que o foco acaba sendo mais na Haruka do que na Kanata, já que era ela quem tinha mais dificuldade com o esporte.
Eu senti um pouco de falta da mãe das gêmeas, ou de pelo menos darem uma despedida para ela, mas não me lembro de terem falado que ela seria uma treinadora permanente, então pode ser que o dito treino na semana passada foi apenas aquelas dicas.
De qualquer forma, vale notar a observação que a Claire faz sobre a experiência em quadra que falta para a Haruka.
Se o anime manter a pegada mais realista como aconteceu na última partida, isso já pode dizer algumas coisas a respeito da partida final.
Além disso, gostei de como ainda estão tentando aproveitar a Akari ali no grupo, colocando tempo de tela para ela.
Tudo bem que acaba meio que caindo em um clichê motivacional/dramático, mas ao meu ver ainda é um comportamento mais interessante do que deixá-la virar um enfeite de cenário.
Dessa forma, de um jeito ou de outro, a Akari tem conseguido ter uma presença dentro da história, mesmo não participando de jogos ou tendo seus dramas trabalhado diretamente, o que me agrada.
Após as considerações das garotas com a descoberta de que apenas um time vai poder passar para o campeonato nacional, temos o início do torneio, com o primeiro jogo da dupla de protagonista já mostrando ser mais profissional que o de costume.
Em termos técnicos a partida continua da mesma forma, com aquele constante slowmotion, em uma tentativa exagerada de dramatizar a jogada ao ponto de parecer que está indo câmera lenta, mas ainda assim, mantendo uma certa movimentação que não te deixa achar que é um slide show com ângulos certeiros.
Todo o resto também continua seguindo o mesmo esquema de antes, mostrando alguns momentos mais cômicos, e outros que tentam criar um pouco de dilema e drama na partida.
A presentação da dupla rival não foi tão profunda quanto a da Ai e a menininha chata, mas conseguiu ser adequada para o tempo que teve.
Não foi preciso dizer claramente, mas dá para sentir que a partida acabou sendo uma tentativa de superação para as duas, já que a Haruka acabou absorvendo o estilo de jogo da Claire e se mostrando um oponente tão forte quanto.
Os resultados do jogo também foram condizentes, já que a Haruka e a Kanata estiveram treinado por um bom tempo, como foi mostrado, e as adversárias não pareciam ter nenhuma habilidade acima da média para soar exagero a vitória das protagonistas, ou seja, no final, mesmo não apresentando grandes jogadas, a partida se mostrou bem divertida de acompanhar, entregando a esperada evolução das duas garotas depois de tanto treinamento.
Fora isso, o episódio não deixa de trazer uma reforço para a afinidade que as garotas criaram, finalizando o jogo de um jeito bem legal.
Eu não sei se foi assim para todo mundo, mas a proposta apresenta pela última jogada, onde é a Kanata recebe a bola no lugar da Haruka, acabou funcionando perfeitamente em mim.
Uma das primeiras coisas que pensei no início do jogo, enquanto assistia a Haruka jogando de forma ativa, fazendo vários pontos e chamando o jogo para si, foi de como ela estava sendo a ás do time, e se o anime iria trabalhar aquilo de alguma forma, já que essa sombra criada pelas parceiras era um dos motivos que levaram o a Kanata a se fechar.
Dito e feito, bastou alguns minutos para que o anime começasse a desenvolver isso, colocando a Kanata em uma posição menos impactante, mas que não deixa de trazer o dito trabalho em equipe que o vôlei de praia tem.
Graças a visão de jogo que a Kanata tem, ela conseguiu compensar um pouco da falta de experiência da Haruka, como aconteceu no primeiro saque especial das adversárias, onde ela avisa sobre a variação da bola.
No final, onde a Haruka vem com aquele diálogo bonitinho sobre confiar na Kanata, tudo isso acaba se fechando ainda melhor, já que expressa diretamente essa relação de que as duas estão em quadra, e que ambas podem depender uma da outra.
São situações simples, mas que acabam dando continuidade a uma das principais propostas levanta pelo anime, e que acabam se mostrando um adicional agradável para mim.
Agora, depois de ter essa demonstração das novas habilidades da dupla Harukana, veremos como vão orquestras o jogo da final, e se vão manter um lado mais realista sobre as disputas.
[yasr_overall_rating]
E você, que nota daria ao episódio?
[yasr_visitor_votes size=”medium]
Extra