Sword Art Online 3 Alicization #16| Impressões Semanais
Costumo dizer se os atores são a alma de uma adaptação, já que a interpretação deles que dá vida aos personagens e a história, o diretor seria o corpo, porque ele que é o principal responsável em dá forma ao que será adaptado.
E uma das funções do diretor é auxiliar os roteiristas no que será mantido ou retirado do roteiro, e sinceramente, se no inicio o diretor conseguiu cumprir de forma descente este papel.
Nestes últimos dois episódios lamento dizer que não. Porque uma das coisas que o material de SAO tem em demasia é as famosas enxurradas de informações.
Em suma, o autor tentou desenvolver tudo, mas tudo mesmo, explicando detalhe por detalhe do mundo até a historia de cada personagem que aparece no caminho dos protagonistas.
E isto em um livro não é ruim (com ressalvas) já que te ajuda a emergir e se conectar mais com a narrativa e os personagens, mas em uma adaptação animada ou cinematográfica é algo muito complicado.
Porque o roteiro de um anime ou filme tem que ser o mais pratico o possivel por causa do tempo de tela disponível para apresentar um determinado evento ou desenvolvimento da história.
E ai que entra o diretor e o roteirista, porque eles tem que saber filtrar o que vão retirar, simplificar ou acrescentar naquele episódio em questão de forma que também cumpra com a ideia inicial contida no original.
Ciente disso, deve-se manter a lógica narrativa de inicio, meio e fim, e conservar o que chamamos de clímax.
Uma história tem vários clímax, um principal que é aquele evento épico feito realmente pra não sair um bom tempo da sua cabeça e vários menores para prender sua atenção e te emocionar.
No caso de SAO que é uma obra de ação , o climax esta na ação, ela que tem que ser a chave dos episódios mais impactantes e marcantes da obra.
Mas Sirlene, você não vive dizendo que o desenvolvimento é muito importante para uma obra animada. Sim, ele é, mas tem que se manter o foco.
Quem deve ser prioritariamente desenvolvidos são os personagens principais, porque é deles que se trata toda a narrativa.
Então aqueles personagens menores que aparecem apenas uma vez ou duas, se dê tempo você desenvolve, se não apenas esquece.
E o problema de SAO esta sendo exatamente este, as sub-tramas, que são pra explicar e desenvolver estes personagens.
Só que eles não são realmente importantes neste momento ou talvez nem apareçam mais no decorrer da história.
Em suma, o diretor esta focando-se em se ater nas informações e sub-narrativas do que se focar nos climax que deveriam ser importantes.
E eu sei que o material seria ruhsado ao ser adaptado, mas não rusha o climax, corte a sub-trama de um personagem que não importa pra narrativa agora , mas não corta do climax.
E um exemplo de personagem irrelevante neste episódio que poderiam cortar um pouco da narrativa é a garota do elevador.
Não tinha necessidade de problematizar ela. Pra problematizar ela, cortaram uma parte da luta que se focava na Alice contra o Eugeo.
Sendo que a cereja do bolo deste episódio deveria ser este confronto com quem eles tanto desejavam salvar.
E a luta animada não foi ruim, possuindo uma boa movimentação de câmera e um storyboard razoavel que é fiel a descrição da novel.
Mas para a animação que foi apresentada semana passada, poderia ser muito melhor e muito mais explorado.
Então todo o confronto contra o cavaleiro de Osmanthus é algo bem produzido e acabado, mas ainda te deixa com uma sensação de que queria muito mais.
No entanto, vou ser honesta e dizer que a luta pelo menos passou a sensação que a Alice não seria um adversário facinho de se derrotar.
Já que os golpes ao serem recepcionados pelo Kirito conseguiram até que transmitir o peso da espada da garota.
E a forma que ele aparava com aparente dificuldade (e um tanto que de maneira desengonçada) a lâmina dourada, ajudou e muito a perpassar esta sensação.
E a tática utilizada pelos dois para tentar prender a Alice foi realmente uma sacada legal do autor.
O fato do autor também não fazer o protagonista arranjar força do além pra seguir adiante, mas precisar da cura do Eugeo e do Cardinal também me agradou.
Já que normalmente em histórias como estas, o protagonista acaba se curando do nada por um poder oculto ou porque o autor quis mesmo.
Mas continua sendo uma conveniência, já que na lógica Kirito e Fanátio deveriam morrer quase que instantaneamente pelas hemorragias internas e perda excessiva de sangue.
Além disso, como o episódio terminou também me agradou já que cria um gancho tenso para o próximo, por não sabermos o destino dos personagens.
Mas é obvio que eu não creio que os dois tenham morrido, porque são personagem extremamente importantes, mas eu fico ansiosa para saber como eles resolverão o problema da queda.
E em como a história vai seguir, já que houve praticamente uma separação do trio e o Eugeo provavelmente supõe que os duas pessoas mais importantes para ele tenham falecido depois daquilo.
Resumindo, Alicization esta sendo uma experiencia agridoce, já que eu tinha expectativas maiores para a obra dado o material original não ser ruim.
E apesar de ser uma adaptação visualmente bonita, consistente e fluida, poderia ser melhor , principalmente em relação a ação que esta sendo apenas algo satisfatório.
Mas é um anime que esta conseguindo me manter com um nível razoavel de entretenimento por ter alguns momentos e discussões interessantes.
E agora…. vamos as notas que o Kirito e Eugeo são dois babacas:
1. Interromperam o dia perfeito da Alice, vocês viram a cara dela, ela estava querendo curtir o dia, não lutar.
2. Ela pediu pra eles esperarem que ela queria aproveitar mais um pouco a sua santa paz, mas ignoraram e continuaram a resmungar e avançar!
3. Cara ela deu chance para os dois explicarem pra ela o que eles pretendiam, mas os dois são Batman e Superman e desejaram ir pelo caminho mais dificil: lutar com ela.
4. Ela realmente é alguém de palavra, lutou com o Kirito sem atacar o Eugeo quando ela poderia muito bem fazer isto….em suma, Kirito meu amor, você é um mentiroso, trapaceiro e mau caráter
5. Por que desde o inicio os babacotes não tentaram desestabilizar ela com o passado e plantar a semente da dúvida do que lutar? seria mais fácil do que passar aquela vergonha não?
Nota Extra: Alice é aparentemente o Kirito de saias, para falar a verdade, ela poderia muito bem ter matado eles na primeira vez que usou a espada, mas não o quiz, por quê? porque ela é o Kirito.
[yasr_overall_rating]
E você, que nota daria ao anime?
[yasr_visitor_votes size=”medium]
#Extras