Pela 1º vez mercado internacional supera o mercado japonês em consumo de animes

A Association of Japanese Animations revelou recentemente alguns dados a respeito do último ano (2020) do mercado de animações japonesas.

Por mais que tenha havido uma queda considerável nos arrecadamentos devido a pandemia, com uma perda de 88,4 bilhões de ienes em relação a ano recorde de 2019, os números no exterior foram bem positivos.

Pela 1º vez na história desses registros, o mercado internacional conseguiu superar o mercado interno do Japão, mantendo sua média de crescimento e alcançando o valor de 1,2394 trilhão de ienes (10,35 bilhões de Dólares).

O principal motivo está relacionado ao aumento nas licenças de distribuição de animes, além de parceria e estratégias no desenvolvimento de animações que ocasionaram em um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

O relatório também informa que esse crescimento não foi exclusivo do exterior, sendo que o Japão registrou um aumento de 32% nas categorias “televisão”, “cinema” e “distribuição/streaming”.  O único setor que teve queda foi o de “entretenimento ao vivo”, que diminuiu 65% em comparação com 2019.

Por fim, Hiromichi Masuda, Diretor Editorial do Anime Industry Report, apontou que mesmo havendo uma queda por conta da pandemia, a distribuição de animes se saiu muito bem, tornando esse efeito negativo menor do que poderia ser.

Fonte: Kudasai 

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.