Mushoku Tensei – Animador denuncia falta de pagamento e uso indevido de seu trabalho

Na última semana, o anime de Mushoku Tensei se envolveu em uma leve discussão no Japão quando o animador “麦粒太太Ver(@mailitaitai)” foi até o twitter denunciar que não havia sido pago pelo seu trabalho no 2º episódio da 2º temporada do anime.

De acordo com o animador, um produtor teria dito que a parte em que ele trabalhou não seria usada e por isso não haveria pagamento. Entretanto, no resultado final a cena acabou sendo incluída, o que colocaria o animador situação de, não somente ter ficado sem receber, como também terem usado seu trabalho de forma indevida.

Após a denuncia, o animador apagou seu post e voltou a comentar algum tempo depois que as coisas haviam sido resolvidas de forma pacifica com os produtores do animes, mas isso não impediu que as discussões continuassem nas redes sociais japonesas.

Dentre os principais tópicos, alguns fãs se mostraram preocupados com o futuro da animação, já que esse tipo de coisa é incomum ao estúdio BIND e a menção de que o problema aconteceu por intermédio de um produtor indicaria que a terceirização do trabalho não estaria muito bem organizada.

Além disso, outros comentários ressaltaram que o 2º episódio apresentou alguns problemas de design e animação, principalmente nos olhos e na naturalidade das expressões, o que reforçaria essa ideia de que a produção desse episódio em questão foi turbulenta.

Outro ponto levantando nas discussões foi a política de pagar os animadores apenas se seus trabalhos forem usados no episódios, o que para alguns não faz sentido e acaba sendo apenas outra forma de exploração da indústria, já que mesmo trabalhando os animadores ainda não teriam a garantia de receber por isso.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.