Mercado de Animes bateu novamente seu recorde de crescimento em 2022
A Association of Japanese Animations (AJA) liberou uma prévia do seu relatório anual sobre o mercado de animes (música, entretenimento no geral incluindo) e o seu desenvolvimento no ano de 2022.
De acordo com os dados liberados, o mercado bateu novamente seu recorde de crescimento, alcançando o valor de 2,9277 trilhões de ienes (cerca de US$ 20,56 bilhões)em comparação ao ano anterior, que ficou na casa dos 2,7422 trilhões de ienes (cerca de US$ 19,26 bilhões).
Isso marca um aumento de 6.8% em 2022, além de bater marca de 98% se comparado por décadas (2013 a 2023). Esse valor é ainda mais expressivo se levar em conta que o último comparativo do tipo (2002 a 2012) teve um aumento de apenas 22%.
Assim como nos anos anteriores, com exceção de 2020, o maior valor veio por conta do próprio mercado interno, que registrou um aumento de 1,4685 bilhões de ienes (cerca de 10,32 mil milhões de dólares), ou 2,7% em relação aos 1,4288 bilhões de ienes de 2021 (cerca de 10,04 mil milhões de dólares).
Já o mercado externo registrou uma margem de 1,4592 bilhões de ienes (cerca de 10,25 mil milhões de dólares), um aumento de 11,1% em relação aos 1,3134 bilhões de ienes de 2021 (cerca de 9,23 mil milhões de dólares).
Entretanto, devido a desvalorização do Iene, o valor real do mercado externo acabou sendo 7.7% menor que o de 2021 quando igualmente comparados.
Já os valores das produções de anime em si, houve um aumento de 340,7 mil milhões de ienes (cerca de 2,39 mil milhões de dólares) em 2022, um margem de 16,4% em relação a 2021.
A AJA liberou dois gráficos onde é possível ver o movimento do mercado interno (gráficos de barras) e do mercado externo (gráfico de linhas).
Em termos de crescimento de setor, o que mais se beneficiou em 2022 foi o de entretenimento ao vivo (shows, eventos, etc), com um aumento de 70,2%. Em seguida, os filmes alcançaram a marca de 30,4%, com um valor aproximado de 78,5 bilhões de ienes (cerca de US$ 551 milhões).
Os contratos externos (licenciamento, produção, patrocínio) também receberam alguns dados importantes, onde mostraram que a Ásia foi a maior parte desse mercado, ficando com 32,1% de participação.
Em seguida ficaram Europa, com 21,2%, América Central e do Sul com 16%, Oceania com 7,6%, Oriente Médio com 7,3%, África e o Leste Europeu, ambas com 5,5%, e por fim, América do Norte, com 4,7%.
A AJA também liberou um mapa coroplético, onde é possível ver esses valores de forma mais precisa.
- Países em vermelho (Estados Unidos, China, Hong Kong , Macau, Taiwan, Coreia do Sul, Reino Unido, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Singapura, Tailândia, Vietname, Camboja, Malásia, Brunei, Indonésia) tiveram mais de 300 contratos industriais em 2022.
- Países em rosa (Rússia, Cazaquistão, Filipinas, Mianmar, Laos, México, Panamá, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Chile, Irlanda, Portugal, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Áustria, Polónia, Turquia, África do Sul, Israel, Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã) tiveram entre 100 a 300 contratos em 2022
- Países em azul (Hungria, Croácia, Grécia, Nepal, Butão , Bangladesh, Sri Lanka, Timor-Leste, Papua Nova Guiné, Colômbia, República Dominicana, a maioria das ilhas do Pacífico Sul) tiveram entre 50 a 100 contratos em 2022.
- Os países em verde tiveram entre 10 a 50 contratos em 2022. Os países em amarelo tiveram 10 ou menos contratos industriais em 2022.
Fonte: ANN
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