Editora de Sousou Frieren faz investimento milionário para traduzir mais de 50 mil mangás com IA

O mercado de Inteligências artificiais vem crescendo assustadoramente rápido e se firmando cada vez mais como opção para vários etapas de produção, incluindo a localização de conteúdo através de tradutores automática.

Seguindo essa tendência, o site Nikkei revelou que a editora Shogakukan (Sousou no Frieren, Dectiteve Conan), junto da Japan Industrial Innovation Investment Corporation e outras 8 empresas, realizaram um investimento de 2,92 bilhões de ienes (cerca de 19 milhões de dólares) em uma startup de tradução por IA chamada Orange.

O objetivo desse projeto é levar mais de 50 mil títulos para fora do mercado japonês usando de inteligência artificial para traduzir as obras.

De acordo com a startup, sua IA pode reduzir em muito o tempo necessário para traduções, fazendo o processo de conversão de texto de vários volumes em questão de dias, além de contar com um processo de revisão para evitar erros grotescos.

A expectativa da empresa é começar a lançar as obras em inglês já esse ano através do seu próprio aplicativo, o EMAQI, com planos para expandir os idiomas para espanhol e indiano.

Além das obras da Shogakukan, outras editoras também estão trabalhando com a startup, mas não tiveram seus nomes revelados.

Em adicional, esse anuncio levou as já conhecidas discussões sobre a desvalorização do trabalho humano e a potencial perda de qualidade das obras, já que os tradutores perderiam seus empregos e as IAs ainda deixam a desejar quando se trata de trabalhos mais minuciosos como a coerência de um tradução.

Entretanto, o site Nikkei ressaltou um outra aspecto dessa situação, apontando que a pirataria ainda é a maior causa de prejuízo dentro da indústria, sendo a diferença de tempo entre o lançamento japonês e o resto do mundo um das principais justificativa para o uso da mesma.

Com essa iniciativa, os fãs teriam acesso mais rápido as obras, o que reduziria a procura por scans ou formas alternativa de encontrar suas obras favoritas.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.