Japão e China formam acordo para produzir animes juntos
No final de 2024, os ministros de assuntos externos do Japão e da China tiveram uma reunião onde foram assinados 10 acordos para estreitar os laços entre os 2 países através da produção conjunta de obras audiovisuais.
Dentro as várias propostas, a que mais se destaca é a ampliação de formas de transmissão e distribuição de animes, séries live action e documentários, tornando assim mais transparente e seguro as políticas culturais entre os dois país, buscando também diminuir os efeitos da pirataria no mercado.
Com a assinatura desses acordos, o Japão passará a ter acesso direto ao maior mercado de animes do mundo, ficando livre das restrições que a China tem sobre um limite para o lançamento de filmes e obras estrangeiras no país.
Além disso, a expectativa é que tendo acesso a mão de obra chinesa, a produção dos animes passe a ter um aumento de quantidade e qualidade, possibilitando também uma melhoria na base salarial dos animadores, já que ofereceria melhores oportunidades de trabalho.
Entretanto, algumas preocupações também foram apontadas nesse processo de aproximação entre os dois país.
Com o Japão ampliando seu foco na China, as produtoras passaram a ter mais trabalho, já que as obras estariam sujeita a avaliação da NRTA (National Radio and Television Administration ou Administração Nacional de Rádio e Televisão), órgão do governo responsável por regulamentar as mídias do país.
Além das analises de conteúdo demandarem um longo tempo, chegando a uma média de 50 dias para serem liberadas, ainda existe a possibilidade de serem rejeitas por estarem fora dos “bons costumes” do país, precisando assim passar por censuras e revisões.
Esse ainda é o maior obstáculo para a indústria de animes na China, já que os fãs não estão dispostos a esperar vários dias pelo lançamento da obra em streamings oficiais e acabam recorrendo a pirataria e meios alternativos.
No foi revelado como exatamente esses acordos pretendem se expandir na indústria, ou se serão focados em obras especificas de terminados projetos governamentais.
Fonte: Kudasai
Relacionado