Osamake – Autor diz que foi culpa dá má adaptação do anime Novel ter vendido mal

Por mais que seja um certo tabu autores criticarem as más adaptações em anime que suas obras recebem, não é raro acontecer de alguns demonstrarem seu descontentamento com a adaptação.

Um caso que chamou a atenção foi a do autor da light novel de Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Come (Osamake), Nimaru.

Com o relatório de vendas do último volume da novel sendo decepcionante, o autor foi até o twitter dizer que a culpa da sua obra ter começado a vender mal foi por conta da má adaptação em anime.

Segundo o autor, as vendas iam bem até o mês em que o anime foi finalizado, tendo uma queda nas vendas do volume seguinte para quase metade do valor e continuando a cair desde então até chegar ao ponto de nem mesmo ser mais ranqueado no final.

  • Vol. 1 – 79,000 copias
  • Vol. 2 – 11,000 copias
  • Vol. 3 – 24,000 copias
  • Vol. 4 – 31,000 copias
  • Vol. 5 – 27,000 copias
  • Vol. 6 – 25,000 copias
  • Vol. 7 – 28,000 copias
  • Vol. 8 – 21,000 copias (inicio de anime)
  • Vol. 9 – 13,000 copias (termino do anime)
  • Vol. 10 – 7,000 copias
  • Vol. 11 – 2,000 copias
  • Vol. 12 –Não ranqueou (valores indisponível)

Dentre os principais argumentos do autor, está o fato de que as vendas começaram a cair justamente no mesmo período onde o anime começou a perder qualidade e ser alvos de críticas, se tornando uma piada e gerando vários memes sobre o festival cultural, onde o protagonista faz uma dança muito mal animada e dirigida.

Nimaru também observou que, por mais que essa viralização através de memes possa ser divertida, ela não trás nenhum beneficio para a obra original, tendo muitas vezes o efeito oposto, como ele apontou.

A diferença entre os valores do 1º volume e  último volume são tão absurdamente que nem parecem coerentes, sendo que Nimaru acredita que até mesmo uma novel recém lançada conseguirá números melhores.

Nimaru completou dizendo que é importante para os autores encontrarem estúdios e membros da staff que estejam dispostos a entregar um produto de qualidade, mesmo que isso acabe levando a desentendimentos pelo caminho.

Segundo o autor, simplesmente dizer “sim” para tudo sem pensar pode ter consequência graves no resultado da adaptação.

Em resposta aos comentários de Nimaru, alguns leitores da novel deram suas opiniões a respeito do assusto, dizendo que, de fato, o anime deixou a desejar e teve uma queda considerável na qualidade, principalmente quando levado em consideração que estava sobre a responsabilidade do estúdio Doga Kobo (Oshi no Ko, Dumbbell nan kilo moteru).

Entretanto, muitos também apontaram que a queda nas vendas é um resultado das próprias decisões do autor durante a criação da história, já que o romance vinha se arrastando muito e não trazia nada de muito interessante.

O anime foi produzido pelo estúdio Doga Kobo (Oshi no Ko, Dumbbell nan kilo moteru), com direção de Takashi Naoya (Touken Ranbu: Hanamaru) e roteiro de Yoriko Tomita (Beelzebub-jou no Okinimesu Mama).

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.