Mangaka revelada quanto ganha em média um autor de mangá
O autor do mangá de Satsuriku no Ou postou em seu twitter os valores que recebeu da editora Shueisha durante a publicação de sua obra na Shounen JUMP Plus.
Satsuriku no Ou durou 1 ano e 5 meses e rendeu ao autor uma valor aproximado de 11,536,000 ienes (por volta de 73 mil dólares), totalizando mais de 1600 páginas durante sua publicação.
Segundo as contas feitas pelos fãs, esse valor dividido por 17 meses (1 ano e 5 meses) daria aproximadamente 678 mil ienes (na casa dos 4300 dólares).
Em comparação, o salário mínimo na cidade de Tóquio, por exemplo, estaria na faixa de 178 mil ienes(perto de 1100 dólares), o que em um primeiro momento pode parecer um valor alto, considerando que mesmo tendo feito um certo sucesso no Japão, Satsuriku no Ou nunca se tornou um hit como outras obras da Shounen JUMP Plus.
Entretanto, esses valores não levam em consideração certos aspectos, como por exemplo os impostos.
Por conta de justamente atingir um valor alto, o autor teria que pagar em torno de 20 a 30 porcento como imposto, além disso, o salários dos assistentes não são pagos pelas editoras, ficando a cargo do autor assumir essa dispensa.
Outro fator que também deve ser levado em conta, são os custos de produção, como o aluguel de um estúdio, licença de softwares e materiais usados durante a criação da obra.
Além disso, também existe a questão da carga horária e riscos a saúde. No exemplo acima, o salário mínimo seria referente a uma média de 40 horas por semana, o que pode ser uma carga horária bem menor que a de muitos mangakas.
Por mais que não tenham chegado a um valor exato, é quase certo assumir que mesmo recebendo um salário alto, boa parte dele acaba sendo usado para cobrir os próprios custos, deixando o valor perto do mínimo ou até menor do que isso.
Fonte: Kudasai
Relacionado