Autoridades Brasileiras derrubam 16 sites de pirataria de Animes

Em abril de 2023 a policia brasileira, em parceria com a CODA (Content Overseas Distribution Association), iniciou uma operação para combater a pirataria no Brasil.

A operação faz parte de uma projeto que visa diminuir os prejuízos das produtoras com as praticas ilegais de distribuição de animes fora do Japão, contando com a participação de empresas como Toei Animation Co., Toho Co. e Bandai Namco Filmworks Inc.

Em 2023, a 1º fase da operação conseguiu derrubar certa de 36 sites, marcando um vitória considerável para a CODA, já que até então nenhum site pirata fora do Japão tinha sido fechado por conta das denuncias do grupo.

Desde então, as colaborações com a policia brasileira continuarão e novamente renderam uma 2º operação, que derrubou mais 16 sites de animes, sendo que desse número, 11 se entregaram voluntariamente, enquanto que os outros 5 ainda estão em negociação para transferir o controle dos domínios para a policia.

De acordo com os dados da CODA,  esses 16 sites movimentaram uma média de 21 milhões de acessos nos últimos três meses, o equivalente a aproximadamente sete milhões de visitas por mês e mais de 100 milhões no total.

Essa operação também coincide com o recente fechamento de vários sites estrangeiros nas últimas semanas, sendo AniWave.to um dos mais conhecidos, com uma média de 170 milhões de visitas por mês.

Fonte: Kudasai I, II

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.