Anime Chinês viraliza por ser “japonês demais”

Recentemente o site Yararon publicou um artigo revelando uma inesperada repercussão de um anime chinês e o seu 1º trailer de divulgação.

A obra em questão se chama Call Up Girls e viralizou por ser “japonesa demais”, se inspirando em um dos gêneros mais populares atualmente, os “moeservices” ou animes de  grupos de garotinhas.

Por mais que o gênero em si não seja uma novidade na indústria chinesa, a qualidade da animação acima da média e o estilo semelhante aos mangás da revista Manga Time Kirara (Bocchi the Rock, New Game!, Blend S) fizeram com que muitos fãs do gênero voltassem seus olhos para a obra.

Isso fez com que diversas discussões começassem a surgir, como por exemplo o fato do anime (ou donghua se preferir o ter chinês) ter adotado um título em inglês, o que é extremamente raro considerando o nível de nacionalismo da China, além de também ir para o gênero Yuri, o que é raro.

Em adicional, as semelhanças com os costumes japoneses fizeram com que alguns chineses não aprovassem a obra, dizendo que aquilo não representava os estudantes do país e não parecia uma obra nacional.

Devido a essas características muito parecidas, as discussões também acabaram levando a questões como originalidade dos criadores e até mesmo sobre a possibilidade dos estúdios chineses estarem tentando assumir a posição do Japão, literalmente diminuiu as diferenças entre os dois mercados e padronizando ao que seria o convencional.

Por fim, mesmo com comentários mistos, a maior parte do publico ainda ficou interessado em saber mais da obra, tanto para confirmar seus pontos de vistas, quando para saber o potencial que isso pode gerar para as futuras obras e como o mercado de animes reagirá a essa investida dos mercados estrangeiros.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.