As Openings de Visual Novel de Makoto Shinkai (criador de Kimi no Na wa)
Makoto Shinkai é atualmente um dos grandes nomes da animação japonesa, tendo recentemente produzido um filme que foi um sucesso não apenas no Japão e atingindo um amplo publico, mostrando assim o talento inegável do diretor.
O nome de Shinkai começou a ter uma grande importância com o filme Byousoku 5 Centimeter (5 centimeters per Second – 5 Centímetros por Segundo). Ele então trabalhou na produção de diversos filmes, OVAs e animações para comerciais, mas foi com o filme Kotonoha no Niwa (The Garden of Words – O Jardim das Palavras) que o diretor alcançou um novo patamar.
Aclamado por muitos como uma das mais belas animações, Shinkai conseguiu fazer seu nome como um dos maiores diretores de animação.
Isso gerou grandes expectativas dos seus fãs para a sua próxima obra, mas poucos esperariam o sucesso absoluto de seu próximo grande projeto, Kimi no Na wa (Your Name). Atualmente o anime n° 1 do MyAnimeList e estando lado a lado às maiores obras do estúdio Ghibli em bilheterias.
No entanto, a vida de Shinkai nem sempre foi voltada para animações. Ele se formou em literatura e quando começou a procurar emprego em diferentes áreas, apenas uma empresa de jogos queria contratá-lo. Como ele já gostava de desenhar, decidiu aceitar o trabalho e foi então que descobriu a sua paixão, animação.
Ele começou então a tentar produzir algumas pequenas animações independentes enquanto fazia alguns trabalhos freelance para algumas empresas, e é aí que entra o tema do post, a desenvolvedora de visual novel Minori.
Quando Shinkai começou a trabalhar para a Minori, ele estava tentando produzir Hoshi no Koe (que levou alguns anos pra ser concluída). Independente da fama atual no diretor, a Minori teve um papel bem importante para a divulgação do nome do diretor, sendo também o local onde ele aprendeu e fez contatos com pessoas que viriam a trabalhar ao seu lado, como o compositor Tenmon. Acho interessante mostrar alguns desses trabalhos que mesmo alguns fãs dele não conhecem (já que costumam se ater apenas às animações puras, e não às animações de jogos).
Seguem as openings de visual novel em que o Diretor trabalhou:
Bittersweet Fools (2001)
É interesse ver alguns dos primeiros passos de Shinkai com animação (nessa época ele já havia produzido algumas coisas pequenas e terminado Tooi Sekai, sua primeira obra independente). Bittersweet Fools foi a primeira obra da Minori, uma empresa conhecida até atualmente pela sua beleza artística.
Wind -A Breath of Heart- (2002)
Wind -A breath of Heart- Re:gratitude (2004)
Wind deve ser um pouco mais conhecido para os leitores em geral, devido a sua terrível adaptação para anime. Shinkai teve apenas participações pequenas na produção do anime (coloração), mas o mesmo não vale para a visual novel. Aqui já podemos ver o estilo de Shinkai bem marcado, principalmente com o efeito do pôr do sol frequentemente usado pelo diretor.
Obs: O vídeo tem um pequeno defeito de áudio no início, mas nada que prejudique a abertura. Esse foi o vídeo com melhor qualidade que consegui.
Haru no Ashioto (2004)
Haru no Ashioto foi um dos grandes fracassos da Minori, sendo uma grande queda, considerando o sucesso de Wind, mas felizmente estamos aqui apenas para avaliar a abertura. Aqui a direção inteira da abertura com a escolha dos quadros é muito Shinkai. Várias cenas aqui lembram bastante outras obras populares do diretor, como Cross road ou o próprio Kimi no Na wa.
ef – a fairy tale of the two (2006)
Aqui temos ef, um dos maiores sucessos da Minori e a última grande participação de Shinkai na empresa. Mais uma obra bem conhecida do público pela sua adaptação em animação, mas dessa vez uma com uma ótima recepção.
Extras
Eden* They Were Only Two, On The Planet (2009)
Eden* é uma VN bem curta (umas 6 horas) e me arrependo um pouco de não tê-la colocado na lista de VNs para iniciantes (apesar de ter achado melhor usar uma obra da Key no lugar). O envolvimento de Shinkai na abertura de Eden* é difícil de pormenorizar, já que ele apenas aparece na parte de agradecimentos especiais. No entanto, é inegável que a abertura lembra bastante o estilo de Shinkai. É difícil dizer se a Minori influenciou o diretor ou se foi o diretor que influenciou a empresa.
Supipara (2012)
Supipara é uma VN da Minori com abertura fantástica, mas que não possui participação do Shinkai. Eu o coloquei aqui mais pelo mesmo motivo de Eden*, para que possam ver as semelhanças com a animação do ex-membro da empresa (ambos inclusive com alguns efeitos de luz característicos das obras de Shinkai).
Tentei adicionar algumas informações e fazer com que o post fosse interessante para aqueles que não gostam de VNs, e espero que tenham aproveitado. A Minori é uma empresa que dá bastante valor à parte artística, então vale a pena conferir. Se gostaram de alguma abertura, podem experimentar as VNs. Da lista, temos 4 com traduções para inglês: Wind, ef, Eden* e Supipara. Finalizo o post com um pequeno vídeo mostrando algumas das obras da empresa pós-Shinkai. Apenas deem uma passada rápida para ver a qualidade (em especial de Trinoline).