Político japonês acusa animes e jogos como incentivos à prática de crimes
No dia 31 de outubro em Zama, prefeitura de Kamogawa, Takahiro Shiraishi foi preso pela polícia como suspeito de assassinatos em série e além disso, foram encontrados partes de nove corpos em seu apartamento. O tema foi o alvo de discussão no programa político Shin Hodo 2001, onde esteve presente Ichiro Yamamoto, membro do Partido Liberal Democrata do Japão. O político afirmou no programa que o caso estaria relacionado a influências vinda de jogos e animes.
Yamamoto disse que os jogos tem uma certa influência para o crime quando as pessoas não conseguem distinguir o mundo real do fictício. Ele também afirma que tramas com crimes idênticos a este caso de assassinato em Zama estão presentes em animes. O mesmo acredita que o conteúdo violento presente nessas mídias pode incentivar as pessoas cometerem crimes no mundo real, e a solução para isto seria uma vigilância online para evitar crimes relacionados.
Alguns comentaristas não concordaram com o pedido de Yamamoto de aumentar a regulamentação. Muitas pessoas acreditam que ele está errado em culpar os jogos e animes. Outros comentaristas também observaram que a televisão, os filmes e os jogos para smartphones poderiam ter tanto impacto em atividades criminosas como os jogos e animes.
O Departamento de Polícia Metropolitana prendeu Shiraishi no dia 31 de outubro por suspeita de abandonar um corpo. A polícia encontrou os corpos em sua casa depois de responder ao relatório de uma pessoa desaparecida. De acordo com a polícia, Shiraishi admitiu matar as vítimas e desmembrar seus corpos depois de entrar em contato com pessoas que publicavam sobre o suicídio.
Fonte: ANN