Políticos japoneses começam a discutir sobre baixos salários dos animadores e futuro da indústria
Na última reunião da assembleia japonesa, o político Hiroyuki Moriyama levantou um tópico bem importante para o futuro da indústria dos animes.
Durante a reunião, o político questionou: “Eu ouvi dizer que os salários de animadores na China, em comparação com o Japão, estão em uma magnitude muito maior. Vocês estão cientes disso?”
Em resposta a pergunta, o líder da assembleia apontou os dados da Japan Animation Creators Association (JAniCA), onde foi relatado que a renda média no setor está tendo um aumento, mesmo que jovens na faixa de 20 anos ainda continuem sendo o grupo mais mal pago.
A assembleia também argumentou que a Agencia Cultural já está investindo em treinamento experimentais para jovens talentos, como o Cool Japan e o “Projeto de Treinamento de Jovens Animadores”.
Em resposta, Moriyama disse que mesmo que pareça que os salários estejam aumentando no geral, ainda existe uma discrepância muito grande no que é pago para os animadores iniciantes, e exigiu que os responsáveis pelo Cool Japan levem isso mais a sério.
森山浩行議員
アニメーターの給料、日本に対して中国倍以上という話がある。現状は把握をしてますか内閣府
平均年収は2015年に比べ増加。20~30歳代の前半は、なお給与平均を下回る森山議員
20代前半の年収は110万。そこの部分を厚く、クールジャパンの担当大臣としては、ぜひ取り組んで頂きたい pic.twitter.com/mXWYGqB1Cr— 立憲民主党 国会情報+災害対策 (@cdp_kokkai) February 4, 2022
Em resposta ao que foi falado na assembleia, o diretor de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Yasuhiro Irie, que é representante do JAniCA, explicou que os relatórios apresentados se referem a média salarial conjunta, o que leva em conta os diretores e produtores que tem recebido mais.
A realidade é que os animadores ainda continuam recebem bem pouco. Para evitar que mais argumentos do tipo sejam usados no futuro, Yasuhiro se prontificou em trabalhar para reunir dados mais precisos e específicos.
Em um comentário final, Yasuhiro também disse: “Devido ao perigo sentido pelos criadores e produtores, bem como a mudança na consciência dos animadores, as reformas já começaram a acontecer, mas ainda há muito trabalho a ser feito”.
A Agencia Cultural do Japão criou em 2010 o programa “Projeto de Treinamento de Jovens Animadores” para incentivar o crescimento da indústria de animação no Japão e reduzir o número de mão de obra sendo importada de país vizinhos.
O programa rendeu obras como My Little Witch Academia, Death Billiards (que depois virou Death Parade) e Ongaku Shoujo.
Fonte: ANN
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